quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dom Airton José dos Santos - Arcebispo Metropolitano de Campinas

É com grande alegria e esperança que comunicamos que na manhã de hoje, dia 15 de fevereiro, o Papa Bento XVI nomeou Dom Airton José dos Santos como o novo Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, transferindo-o da Diocese de Mogi das Cruzes, SP.
Dom Airton José torna-se o 7º Bispo e 5º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, sucedendo Dom João Batista Corrêa Nery (1908-1920); Dom Francisco de Campos Barreto (1920-1941); Dom Paulo de Tarso Campos (1941-1968); Dom Antônio Maria Alves de Siqueira (1968-1982); Dom Gilberto Pereira Lopes (1982- 2004); e Dom Bruno Gamberini (2004-2011).
A Arquidiocese de Campinas estava vacante desde o falecimento de Dom Bruno Gamberini, em 28 de agosto de 2011, tendo como Administrador Diocesano o Monsenhor João Luiz Fávero.
De acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 382, § 2), a partir da nomeação o Bispo diocesano deve tomar posse de sua diocese dentro do prazo de dois meses após receber os documentos apostólicos. Assim, neste período, será definida a data da Solenidade de Posse de Dom Airton José.
Louvamos e agradecemos a Deus pela nomeação de Dom Airton José que, à Luz do Espírito Santo, apascentará o rebanho a ele confiado pela Igreja de Jesus Cristo, presente nos nove municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas, sob a intercessão da Mãe Imaculada, nossa Padroeira.



Aos amados irmãos e irmãs da Arquidiocese de Campinas
A paz esteja convosco!
UT FACIAM DEUS VOLUNTATEM TUAM
“Para fazer, ó Deus, a tua vontade!”

Com esta expressão respondi, em meu coração, às palavras do Exmo. Sr. Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, após ter dito que o Santo Padre me havia nomeado para suceder ao saudoso e amado Dom Bruno Gamberini na Arquidiocese de Campinas.
Quero saudar, com sentimentos de fraternidade e estima, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito de Campinas; os Excelentíssimos Srs. Bispos da Província Eclesiástica, os que estão à frente do trabalho de pastorear a grei do Senhor e, com reverência e respeito, os que já são eméritos.
Saúdo com afeto paterno, os Padres, Diáconos e seminaristas da Arquidiocese. Desde o primeiro momento, vos tenho em minhas orações e em meu coração. Saúdo e acolho com grande esperança, as Religiosas, os Religiosos e todos os consagrados que estão presentes e fazem parte da vida eclesial de nossa querida Arquidiocese. Com grande esperança no futuro, deixo-me inspirar pelas palavras do Santo Padre na mensagem para o 49º dia mundial de oração pelas vocações, convidando os presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, catequistas, agentes pastorais, os que trabalham na educação das crianças, adolescentes e jovens, a estarem atentos àqueles que nas comunidades paroquiais, associações e movimentos, sentem-se chamados para o sacerdócio ou para uma especial consagração. Trabalhemos para que muitos aprendam a responder com generosidade ao amoroso chamado de Deus.
Com sentimentos de pastor, saúdo a imensa multidão dos cristãos leigos, que dia a dia testemunham o grande amor de Deus. Amados irmãos, vamos trabalhar para que o Senhor Jesus Cristo seja conhecido, amado, respeitado. Vamos nos esforçar e nos ajudar mutuamente para que o Evangelho chegue a todos: queremos viver como discípulos-missionários.
Com sincero gesto de reconhecimento, saúdo as autoridades constituídas e todos os que em nossa Arquidiocese desempenham ações, assumem encargos e serviços em prol da população. Especialmente saúdo os que trabalham diretamente em benefício dos menos favorecidos, dos pobres e dos que estão à margem da vida.
Aos que pertencem a outras comunidades cristãs e a outras Igrejas e Denominações; a todos os que crêem em Deus e a todos os de boa vontade, saúdo e cumprimento em Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
Saúdo com respeito a todos os profissionais da educação, da saúde, dos meios de comunicação; saúdo os que estão no campo da política e nela, se esforçam em promover a dignidade dos mais sofridos.
Saúdo aqueles que, dia a dia, lutam para sobreviver: os pobres, os doentes, os desempregados e tantos outros rostos sofredores. Esta saudação seja a expressão da solidariedade e da fraternidade, exigências da fé que professamos.
Por fim, abraço e acolho a todos para, juntos, trilharmos o caminho da vida cristã e darmos o testemunho que o mundo necessita. Para isso, cada pessoa, lá onde Deus a colocou, viva na certeza de que me coloco disponível ao serviço do Evangelho e da Igreja.
Dom Airton José dos Santos

Um comentário:

  1. Deus abençoe sempre a vocação de Dom Airton. Sou feliz pela Arquidiocese de Campinas e ao mesmo tempo sinto tristeza por nossa Diocese de Mogi das Cruzes estar perdendo uma grande pessoa. Sinto em Dom Airton um Bispo muito zeloso "pelas coisas de Deus", precisamos muito de pessoas como ele em nossa Igreja. AMDG.
    Ir Vera

    ResponderExcluir